terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Maus tratos a animais: até onde chega a crueldade humana?

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas a todos que acompanham o blog, pois estou há alguns dias sem postar. É que eu penso que escrever apenas por escrever não vale a pena. Vocês que acessam merecem o melhor conteúdo, e eu não estava (nestes dias que se passaram), conseguindo pensar em algo útil.

O tema de hoje é muito revoltante. Sou suspeito para falar, principalmente porque aprendi a amar e respeitar estas criaturas que Deus criou, os animais. A parte boa é que boa parte do planeta pensa como eu, a parte ruim é que existem os que não pensam assim. E isso é revoltante.

Eu já ouvi pessoas se vangloriando por terem maltratado gatos, cachorros, pássaros, e tantos outros bichos indefesos. Uma pessoa que maltrata um animal é alguém desprezível, que não merece o alimento que come. Nem vou entrar em religião (se é uma coisa aprovada por Deus ou não), porque independente de qual seja, não há justificativas para tal.

Dias atrás, há alguns meses, eu me deparei com uma reportagem na internet, em que uma pessoa arremessava filhotinhos em um rio. Sinceramente, eu nem li (e não leio), essas coisas para não ficar ainda mais revoltado com a crueldade humana. (Se o céu existe, ele deveria ser habitado apenas por animais.) São casos e mais casos sobre isso. Infelizmente este não é um fato isolado.

Eu tinha dois gatos (tinha, porque gato adora passear à noite e eles se foram), que encontrei em uma caixa fechada, ao lado do cemitério da cidade, apenas esperando a morte chegar. E pensar que eram três, mas um deles morreu. Coitados, os dois estavam quase mortos quando foram encontrados. Graças a Deus foram bem cuidados, vacinados e hoje estão por aí.

Assim como os gatos, muitos cachorros são abandonados na rua quando seus donos se mudam, ou até mesmo quando os donos não gostam mais do bichinho. Eu tenho uma cachorrinha que é uma prova viva disso. Ela era de uma mulher casada, que acabou se separando. Então ela foi dada para a mãe dessa mulher, que já possuía um outro cachorro. Como os dois cachorros não se davam muito bem (ao invés de tentar apaziguar a situação), tudo foi resolvido do modo mais simples: a cachorrinha foi colocada pra fora de casa, com casinha e tudo. Hoje ela mora comigo e, aconteça o que acontecer (aliás, como já aconteceu, eu tamém me separei), ela vai comigo para onde eu for. Estes são apenas dois casos com finais felizes, diante dos milhares com finais horríveis.

Fora gatos e cachorros, muitos outros animais sofrem maus tratos. Não precisamos nos esforçar muito para lembrarmos de outros casos, como os cavalos dos catadores de papel. Os coitadinhos ficam no sol o dia inteiro, parando poucas vezes para comer, cansados, levando chicotadas para irem mais depressa e no meio do trânsito. Quando não são mais úteis para seus donos, simplesmente são abandonados em um canto qualquer para morrer. Concordo que o catador de papel também sofre, mas garanto que não sofre a metade do que seu fiel ajudante sofre. Uma coisa que chama a atenção é que isso não está ligado a classe social, como muitos podem pensar. Ou seja, não liga para o pobre cavalo porque não tem dinheiro. Não, pois eu já vi casos em que o cavalo foi deixado em uma clínica veterinária para tratar de um problema na pata, porém, a relação "custo-benefício" (pode uma coisa dessas?), para seu dono, não seria viável. Em outras palávras, era um cavalo em que não valeria a pena investir na sua recuperação (colocar pino sai caro), então a ordem foi para sacrificar o pobre animal. Aí eu pergunto: era um problema de dinheiro? Não, não era.

São coisas que me deixam muito triste. Como pode um animal ser simplesmente descartado? Estes dias eu estava assistindo a um programa em que o apresentador e seu convidado estavam pescando. É a chamada "pesca esportiva". Por um lado até que é bom, pois o bicho não morre. Mas, se pensarmos bem, é um esporte um tanto quanto cruel, não é? Ao menos para os peixes. Afinal, o peixe se debate por sua vida, com a boca perfurada por aqueles anzóis, simplesmente para o homem provar o que? Que conseguiu dominar uma criatura da água? Quer uma medalha por isso? E isso ainda é considerado esporte?

Por falar em "esporte", o que dizer dos rodeios? Movimentando milhões de reais (e dólares em todo o mundo), aqui no Brasil, são grandes eventos realizados às custas do sofrimento dos animais. Alguém já parou para se perguntar o motivo de o touro pular tanto? Aposto que todos sabem. (Amarre uma corda nos testículos dos peões, puxem com toda a sua força, e vejam como eles irão pular até mais do que os touros!) A platéia toda vibrando, enquanto o pobre animal pula por causa da dor que está sentindo. Por que não colocar um touro mecânico lá no meio da arena? Por que tudo deve ser feito com animais? Isso vale para touros, cavalos, ovelhas, bodes, sei lá, qualquer bicho que sirva de atrativo para o público vibra com o "espetáculo".

Espetáculo, uma palavra que lembra circo, e circo lembra animais (e palhaços, o que não vem ao caso!), existrem maus tratos a animais nos circos? Existem sim! E como! Vira e mexe são apreendidos e levados aos zoológicos muitos destes animais. Grande parte deles vivem em jaulas sem o menor conforto (não consigo imaginar uma jaula confortável, pois não consigo imaginar uma prisão confortável), passam fome, apanham para aprender novos "truques", quando não são abandonados à beira da morte em algum lugar longe de tudo e de todos. Por mim, deveria ser proibido qualquer tipo de apresentação com animais nos circos. Até mesmo porque, quando algum tratador sem noção é atacado, quem acaba levando a pior é sempre o animal. Ninguém pensa que, se um elefante foge e causa uma tragédia, é porque o animal está estressado. Então o que acontece? Enchem de bala aquele animal e arranjam outro.

Elefantes, uma vez eu vi uma reportagem sobre marfim. O homem tem a capacidade de matar um elefante para retirar seus dentes. Não dá para acreditar. A lista dos animais que sofrem nas mãos dos que se dizem "mais inteligentes da Terra" (e menos evoluídos), é enorme. Vai desde cães e gatos até elefantes e baleias. Nenhum deles está a salvo. Se existe uma espécie nova, lá estará o homem para caçá-la. Cabeças de ursos são utilizadas como enfeite de parede (imagine uma cabeça humana em uma parece, seria, no mínimo assustador! Mas a do urso pode, muitas vezes com sua última expressão de dor...), seu corpo como tapete, casacos de pele, botas e bolsas feitos de couro de jacaré, ou de outro animal, ou seja, a vida dos animais não vele nada. O que vale são seus restos mortais. Trágico, não? Mas é isso mesmo.

Eu aproveito este espaço para fazer um apelo: não maltrate os animais. Se você possui um, parabéns, faça o possível para tratá-lo da melhor maneira possível. Seja ele um gato, cachorro, ou o que for, dê muito carinho. Pois não importa se você está sujo ou limpo, com dinheiro ou sem, de bom humor ou de mau humor, chorando ou rindo, se brigou com ele há pouco ou não, nada disso importa, o que importa é que sempre que você chega em casa, ele vai lhe receber com todo o carinho do mundo e com o amor mais puro que existe. Então, não permita que nossa correria do dia-a-dia o impeça de dar atenção ao seu bichinho de estimação. Troque sempre a sua água, ainda mais neste calor que anda fazendo, para que o pote esteja sempre com água fresca, não o deixe passar fome, enfim, ele depende de você. Lembre-se: jamais brigue com eles por algo que tenham feito há tempos, pois os animais possuem memória de apenas alguns segundos. Coitados, eles nem saberão o porquê de estarem levando bronca ou apanhando. Não o deixe amarrado ou trancado no sol, tenha semre um lugar fresco, onde eles possam descansar.

Enfim, eles são uma extensão da nossa família e nos ensinam muitas coisas. Dentre elas, uma muito importante: a de superar uma perda. Quem é que nunca chorou por um cachorrinho que partiu? Se os animais nos ensinam tanto, por que maltratá-los? Vamos torcer para que o homem evolua como ser-humano e entenda de uma vez por todas o valor dos animais para o planeta e, principalmente, para nós mesmos. Claro, faltou eu falar sobre touradas, farras do boi, brigas de galo e muitas outras crueldades. Porém, não vale a pena ficar escrevendo sobre isso. Acredite, é muito ruim escrever sobre esse assunto, porque eu fico imaginando o que estes animais sofreram (e ainda sofrem), nas mãos do homem que, por se considerar mais evoluído (embora eu não acredite que seja), teria a obrigação de protegê-los. Felizmente, existem pessoas boas e o meu maior desejo é que estas pessoas boas cresçam em número e que, em um futuro muito próximo, os animais ganhem o respeito que merecem. Não precisamos eleger um jumento como presidente, mas sim não maltratá-lo. Já passou da hora de parar com os maus tratos a animais! Vamos fazer a nossa parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário