segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é o amor?

Parece até nome de música, mas ontem à noite eu estava pensando em escrever algo útil no blog, então este tema surgiu em minha mente e se encaixou como uma luva. A primeira coisa que fiz foi anotá-lo, pois queria muito escrever sobre este assunto há algum tempo. Agora, com um pouco mais de calma, vou escrever o que penso sobre este sentimento tão puro e ao mesmo tempo tão precioso, que é o amor.

Em primeiro lugar, o que é o amor? Nós sabemos identificá-lo? Muitas vezes caímos em armadilhas, pois pensamos que estamos amando uma pessoa, quando realmente tudo não passa de uma empolgação, uma paixão, atração, etc. algo que acaba diminuindo com o tempo, ocasionando o fim do relacionamento.

Podemos chamar de amor verdadeiro aquele que nossas mães sentem por nós. Este sim é incondicional, seja o filho boa pessoa ou não, esteja ele certo ou errado, sua mãe sempre vai amá-lo. Mas e quanto aos pais, eles não nos amam? Amam sim, mas o amor de mãe, protetora, é mais forte. Todos nós sabemos que não se pode medir, mas temos em mente que o amor que a mãe sente pelos seus filhos é maior que tudo nesta vida. Por isso, pense duas vezes antes de maltratar a sua mãe.

Outro grande exemplo de amor verdadeiro vem dos animais. Se você possui um cãozinho, saberá do que eu estou falando. Embora muitos defendam que eles não nos amam, são apenas fiéis a nós, o que eu discordo completamente, pois só eu sei o quanto meus cachorros ficam felizes comigo e o que eles seriam capazes de fazer para me defender, caso fosse necessário.

Até agora eu falei sobre amor verdadeiro, incondicional, mas se pararmos um pouco para pensar, existe algum outro tipo de amor? Teoricamente não deveria existir, não é mesmo? Então o que diferencia o amor de um casal de namorados de um amor entre mãe e filho? É até estranho pensar assim, não é mesmo? Porém, o amor que você sente pela sua mãe pode acabar? (Deus me livre! E eu torço para que você responda que não e que esta é uma pergunta ridícula!) E quanto ao amor de um casal de namorados, ou de marido e mulher? Sim, estes, frequentemente se acabam. Mas por que? Por que não eram amor? Mas não dizemos com todas as letras para alguém "Eu te amo!" quando estamos namorando? Confuso, não? Nem tanto, é apenas nosso coração nos pregando mais uma peça.

Na verdade, este sentimento puro e precioso, é muito mais complexo do que possamos imaginar. Eu conheço "algumas" pessoas que se gostavam muito mais enquanto eram apenas namorados do que quando se casaram. Amor não é ter ciúmes da pessoa, muito menos ficar grudado nela 24 horas por dia. Eu não vou tentar descrever este sentimento porque é impossível, assim como desvendá-lo. Mas existem algumas coisas que caracterizam a sua presença, como por exemplo: amor é compartilhar, é somar, é pensar em dois ao invés de um (traduzindo, não ser individualista), é aprender a ouvir, é abrir mão de algumas coisas e dar passagens a outras, é conversar ao invés de gritar ou brigar, é saber perdoar e pedir perdão, é ser companheiro em todos os momentos, e por aí vai.

É por isso que quando estamos namorando, tudo parece um conto de fadas. Primeiro porque só vemos o lado bom da pessoa. Não estamos com ela no seu dia-a-dia para vermos os seus pontos fracos, ou seja, os seus defeitos. Então, quando ocorre um casamento precoce, o período de adaptação (que existe em todos os casamentos), acaba sendo a gota d'água e o casal acaba se separando. Conheço muitos casos em que o casal ficou noivo por muito mais tempo que casado. Como estamos falando de amor, cabe a pergunta: neste caso, o amor acabou? Ou na verdade ele nunca existiu entre estas pessoas?

Quem nunca sofreu por amor, que atire a primeira pedra. É praticamente impossível encontrar alguém que jamais tenha se apaixonado. Opa! Apaixonar é o mesmo que amar? Não, não é. A paixão é passageira, o amor é eterno. Claro, essa é a minha opinião. Então, pra mim, o amor está presente nos casais que, mesmo após 50, 60, 70 anos de casados (não tem prazo, é só exemplo), ainda continuam juntos firmes e fortes. O resto é formado por paixões, umas com um período mais longo que as outras, mas sempre paixões, pois, como eu disse, o amor é eterno.

Enfim, antes de sair desesperado, pensando em se matar (tire isso da cabeça, o único que pode tirar a sua vida é Deus e Ele fará isso quando for a hora), por causa de um namoro ou casamento que não deu certo, saiba que tudo não passou de paixão, pois se houvesse amor, jamais teria se acabado. Então, recupere-se (não estou falando para ir procurar outra pessoa), não caia em tentações (bebidas, drogas e outras coisas que não prestam), e siga a sua vida. Eu entendo que é um baque muito grande, pois já estive dos dois lados, já terminei e (muito mais vezes), já terminaram comigo. O que eu fiz? Na primeira vez eu sofri pra caramba! Nas outras, nem tanto. A gente sofre, é verdade, ninguém é de ferro, mas nada que justifique qualquer ataque de loucura (como crimes passionais, revolta, vingança), ou tentativas de suicídio. O que tiver de ser, será e uma outra pessoa aparecerá na sua vida tão logo você esteja preparado. Deus não nos criou para ficarmos sozinhos, pense nisso.
Rico

2 comentários:

  1. Muito bom! Só faltou comentar do MAIOR amor que existe! O Amor de Deus pelo seus filhos!

    ResponderExcluir
  2. Rico, gostei do seu texto!!

    Tem mta verdade nisso, mais uma coisa é legal dizer. Não é pq um relacionamento não deu certo que não existe amor entre os dois, as vezes a convivencia é que não rola, mas o amor existe.

    Digo isso por experiencia propria

    ResponderExcluir