sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Poluição sonora: nosso ouvido não é pinico!

Hoje, ao sair para almoçar, comecei a prestar mais atenção em um problema que, há até bem pouco tempo, era exclusivo das grandes cidades, a poluição sonora. Bastou eu andar apenas algumas quadras para os meus ouvidos começarem a ser bombardeados com barulhos vindos de todos os cantos.

Em um intervalo curto, de quatro quadras (até o restaurante), nada menos que cinco carros de som passaram por mim. Um deles anunciava as "promoções" de uma determinada loja, outro anunciava um espetáculo circense que está na cidade, aliás, este último estava tão alto que não dava nem para conversar direito, e os outros três eu nem fiz questão de prestar atenção sobre o quê diziam.

E olha que eu moro em uma cidade pequena, com menos de 40 mil habitantes. Mas, claro, não são só os carros de som que contribuem para essa algazarra. Existem muitos carros e motos cujos donos fazem questão de remover os seus respectivos silenciadores (talvez porque sejam surdos!), tornando uma conversa quase impraticável, quando estamos próximos a estes veículos com os motores ligados. Isso sem contar os ônibus e caminhões, os quais, além do barulho, quase nos asfixiam com sua fumaça preta.

Outra coisa irritante, e que virou moda, são aqueles aparelhos de som ligados nas portas das lojas. Alguém já parou para ouvir o que o locutor fala? A maioria fala: "Promoção, promoção, promoção, não deixe de conferir as nossas promoções." E aí o cara se empolga e começa a falar os preços dos produtos. (Seriam radialistas frustrados? Coitados, só estão tentando ganhar seu dinheiro honestamente! Nada contra eles!) O problema é que irrita! Além de irritar, isso é poluição sonora!

Não é um carro de som berrando no meu ouvido, ou um locutor torrando a minha paciência, que me fará entrar em algum lugar para comprar alguma coisa. Muito pelo contrário, não gosto de barulho e não gosto de algazarra! Tá bom, eu sei, aí você vai me perguntar por que raios eu não vou morar no campo? Também não sejamos extremistas! O que eu estou reclamando aqui é do barulho em excesso, que é prejudicial para os nossos ouvidos, como igrejas (sim, algumas fazem barulho, acho que pensam que Deus é surdo!  Não precisa gritar, ele vai ouvir do mesmo jeito!), jovens com seus sons automotivos no último volume (impressionante como gosto não se discute, se lamenta! Eu nunca vi um carro com um som nas alturas que estivesse tocando uma música legal! Acho que eles querem mostrar o quanto podem ser irritantes!), festas que acabam abusando do limite sonoro, e por aí vai, exemplo é o que não falta.

Enfim, são coisas que poderiam muito bem ser evitadas, já não chega a correria e o stress do dia-a-dia, ainda temos que aguentar esse barulho infernal onde quer que formos? Muitas cidades possuem leis contra carros de som, já é um começo. Mas ainda falta uma fiscalização mais efetiva quanto a poluição sonora em geral. Sou a favor da aplicação de multas aos que desrespeitarem, afinal é a saúde alheia que está em jogo. É melhor que as autoridades fiquem atentas a este grande problema, ou ficaremos todos surdos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário