sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Por que é tão difícil aceitar a morte?

Para morrer, basta estar vivo. Isso parece muito óbvio, não? Pois bem, a morte deve ser encarada como uma sequência da vida. Quando pensamos em morte, dificilmente encaramos como sendo uma coisa normal, principalmente em se tratando de familiares. Deus me livre, se os meus pais morrerem, não sei o que será de mim. Tudo bem, eu até acharia muito estranho se você pensasse o contrário. É lógico que queremos nossos familiares vivos, ainda mais nossos pais, irmãos e entes queridos.

Mas agora eu vou apresentar a seguinte situação: uma pessoa muito próxima a você está deitada em uma cama de hospital, em uma situação totalmente irreversível. Você rezaria para esta pessoa se permanecer viva ou descansar em paz? Eu sei, em se tratando de hipóteses, principalmente daquelas em que pensamos que nunca irá acontecer conosco, é lógico que a segunda opção será escolhida. Mas quando nos deparamos com uma situação dessas, nem que seja para a pessoa ficar sofrendo uma eternidade, queremos ela aqui no nosso mundo.

Apesar de ser com a melhor das intenções, este é um sentimento egoísta, pois estamos pensando apenas em nosso bem estar, pois gostamos dela, e não no que é melhor para ela, no caso, seu descanso eterno. Eu sei muito bem, pois perdi duas avós com doenças degenerativas e, apesar de vê-las sofrendo dia e noite, sempre pedi para Deus para que as mantivesse vivas a qualquer custo. Mas, por que? Não era melhor que descansassem em paz? Quer o exemplo de um pensamento egoísta? Quero morrer antes dos meus pais. Em outras palavras, quero que eles sofram por mim, ao invés de eu sofrer por eles. Isso é um pensamento justo? É isso o que queremos mesmo?

Eu sei, não somos nós quem decidimos sobre a vida ou a morte de alguém que está prestes a ir, é Deus. Ele é quem sabe a hora. Mas cabe a nós aceitarmos a sua decisão e não entrarmos em desespero. Temos que pensar que, se o seu tempo aqui na terra se esgotou, não há nada o que possamos fazer. Todos nós podemos ficar tristes, faz parte, afinal, alguém que gostamos muito não está mais entre nós, mas não podemos nos revoltar ou exigir explicações. Muito menos nos tranformar em ateus. Debruçar no caixão, fazer escândalos, nada disso adianta, além de você passar vergonha, nada acontecerá.

Já vi muita gente em desespero: Por que, meu Deus, por que tinha que ser esta pessoa? Por que não outra? Não é por aí. Todos nós morreremos um dia, é fato. Se hoje foi a vez de um ente querido seu, saiba que não será o primeiro e nem o último. Não somos eternos. Não estou dizendo para fazer festa em um enterro ou fingir que nada aconteceu, mas sim para aceitar de maneira passiva e compreensiva este grande acontecimento.

Concordo que é muito mais fácil escrever sobre isso do que vivenciar uma situação dessas, mas temos que estar preparados, pois é um momento que não avisa quando vai chegar. Após o choque inicial, temos que estar cientes de que a vida continua, muitas outras pessoas queridas ainda estão vivas e, com certeza, elas estão sofrendo com você. Senão pela pessoa que se foi, pelo seu próprio sofrimento.

Então, tenha em mente todos os bons momentos passados com seu ente querido e esqueça os sofrimentos, você verá que, com o passar do tempo, a tristeza diminuirá e então você passará a entender que esta pessoa estará sempre ao seu lado, não fisicamente, mas nas lembranças que lhe farão sorrir, pelo resto da sua vida.

Assim como hoje eu me lembro dos momentos maravilhosos que passei com as minhas avós, você poderá se lembrar de muita coisa boa que aconteceu. E, quando uma lágrima correr pelo seu rosto, não será de tristeza, e sim de saudade. Neste momento, pode ter a certeza de que a pessoa responsável pelos seus pensamentos estará tocando o seu coração e você não se sentirá desamparado, muito menos abandonado por alguém que partiu sem se despedir.

Chegou a hora, é isso o que temos que pensar, assim como chegará a nossa hora. Se alguém se foi, é sinal que sua missão aqui na terra já foi cumprida e é hora de retornar para os braços de Deus. Pense nisso e tente aceitar a morte sem questionar. Tenha em mente uma coisa: Deus sabe o que faz e jamais lhe dará um fardo (neste caso a dor da perda), maior do que você consiga carregar.

3 comentários: