quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cigarro: até o que sobra incomoda!

Jogue lixo no lixo. Isso é um ótimo título para um post, mas não é esse o caso. Vou falar sobre cigarro. Adianta reclamar do cigarro? Aquele cheiro horroroso (só quem fuma mesmo para aguentar), a fumaça, as cinzas e as guimbas. Guimbas? Que treco é esse? Uns conhecem como bitucas, outros como guimbas, enfim, é a "pontinha" que sobra. A parte do filtro, aquilo que não pode ser fumado.

Eu não tenho nada contra quem fuma. Boa parte dos meus amigos fumam, eu já fui casado com uma fumante, mesmo detestando cigarro. (Só o amor mesmo!) O problema é o destino dessas bitucas. Após uma "boa" fumada, elas são simplesmente jogadas na rua, calçada, seja lá onde for. Então eu fico pensando: será que se essa mesma pessoa, que acabou de jogar na calçada a pontinha inútil do cigarro (existe algo útil?), estivesse no conforto do seu lar, jogaria no meio sala? Estranho, né?

Na empresa onde eu trabalho não existe um fumódromo, então seus funcionários fumam fora, na entrada mesmo. Fica sempre um pessoal fumando por perto. Nada de maia, afinal, o cigarro é um vício e não necessita de maiores explicações. O problema é que existe um lixo, daqueles com areia, para não pegar fogo, e eles insistem em jogar no chão, fica um nojo! Repito a pergunta: e nas suas respectivas casas, como seria?

Estes dias eu vi, meio de canto de olho, uma coisa brilhante caindo no meu quintal. Fiquei curioso. Assim que passei pela porta, dei de cara com o tiozinho, meu vizinho, que tinha acabado de atirar a sua bituca no meu quintal. Estava um clima seco, propício para incêncio. Quase que eu perguntei se ele queria botar fogo na minha casa. Melhor não dar idéia, afinal, eu passo o dia inteiro fora! Vai saber, não é mesmo?

O fato é que não custa se conscientizar um pouco e, já que está com espaço para levar um maço ou uma caixinha de cigarros, por que não levar algum dispositivo para jogar as pontinhas? Eu levaria. Eu fui criado de uma maneira que nem um papel de bala eu jogo fora do lixo. Ou seja, não faço mais que a minha obrigação. Por que não fazer o mesmo com as guimbas?

Já é ruim, para quem não fuma, aguentar o cheiro, por que então ainda temos que aguentar a sujeira? Vamos torcer para que seja inventado um cigarro biodegradável, já que não adianta torcer para que o mundo inteiro pare de fumar! A título de curiosidade: dos 1,25 bilhões de fumentes no mundo, cerca de 32 milhões são brasileiros. Se cada brasileiro fumar 5 cigarros por dia (o que é pouco, pois tem gente que fuma mais de um maço), serão 160 milhões de bitucas. Aí eu pergunto: todas elas vão para o lixo? Não, neste exato momento, independentemente de onde você esteja, poderá pisar em uma delas a qualquer momento, se é que não está pisando!

2 comentários:

  1. Ótimo texto sobre o assunto.
    Parabéns pelo espaço.
    Gostaria de apresentar, o PROGRAMA BITUCA ZERO.
    Criado pela Ecocity Soluções Ambientais, o programa tem foco na educação ambiental e na gestão de resíduos.
    Conheçam mais nosso trabalho:
    www.ecocitybrasil@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Na respectiva casa, meu caro, seria pela janela. Minha vizinha de cima fuma na janela e arremessa a guimba no jardim do prédio. Onde o meu e o cão dela passeiam. Aliás, cujo cão ela não recolhe as fezes (detestável).
    O vizinho do prédio ao lado não pode fumar em casa por alguma razão. Desce todos os dias lá pelas 20h para aproveitar seu cigarrinho e, logo depois de fumar, também joga no jardim do MEU prédio (não do dele).
    Não consigo compreender... Ôh pessoinhas inaceitáveis. :/
    Ufa! Valeu o desabafo. :)

    ResponderExcluir