terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Drogas: uma viagem para o inferno!

Vou começar este post com uma pergunta: o que leva uma pessoa a começar a usar drogas? Motivo é o que não falta. Brigas com pais, namorados, influência de "amigos", problemas pessoais, enfim, tudo o que você possa imaginar. O que eu acho estranho é que seus efeitos são conhecidos por todo mundo, por exemplo, você provavelmente não é um usuário, ou usuária, mas sabe muito bem o que acarretaria com o seu corpo, caso fosse. E é isso o que eu não entendo: mesmo sabendo seus efeitos, todos os danos que causa em nosso organismo, como é que uma pessoa é capaz de, ainda assim, utilizar?

A fuga da realidade poderia ser uma desculpa, ou seja, enquanto a pessoa está "alta", nenhum problema a preocupa. Seria uma fuga de tudo e de todos. Mas então, quando o efeito passa, além do corpo estar deteriorado, os problemas continuam na mesma, muitas vezes até pioram. A parte triste é que essa mesma pessoa, a essa altura do campeonato, já deve estar viciada, seu corpo já pede por mais drogas, ele "necessita" daquilo para continuar a viver. (Graças a Deus eu não tenho noção desta sensação, e nem quero ter!)

Nas inúmeras palestras que eu já assisti sobre drogas, aprendi que, assim como tudo nesta vida, previnir é melhor do que remediar. Entre outras palavras, uma porcentagem muito baixa de pessoas viciadas em drogas consegue se recuperar. Assim como a violência, aliás, drogas e violência andam lado a lado, é um problema que não tem a ver com classe social, região, raça, sejá lá o que for. O aumento de viciados é diretamente proporcional ao aumento da violência.

Uma pessoa dependente química fará o possível para conseguir saciar a sua vontade. Dependendo do grau de dependência, o mais pacato cidadão será capaz de roubar, mentir, violentar e até mesmo matar. Tudo isso graças aos efeitos causados pelas drogas. Elas destróem a pessoa e a família. Todos sofrem.

Tem um ditado que diz que um problema sem solução, solucionado está. Eu não acho que seja o caso das drogas, porém, se providências não forem tomadas, provavelmente este problema se tornará sem solução. Ainda há tempo para fazermos alguma coisa. Tudo começa com uma boa educação, mas ainda não estou falando de escola, colégio ou faculdade, e sim a educação que vem do berço, aquela mesma que recebemos dos nossos pais. Lógico que não precisa falar sobre drogas com uma criança de 2 anos, mas sim ir preparando aos poucos para o futuro. Fazendo com que, à medida que for crescendo, saiba diferenciar e se afastar das más influências.

Não é possível fugir dos nossos problemas (eu que o diga, com esse maldito dente, que até hoje eu tenho que tratar!), é possível adiá-los, mas eles podem ficar maiores! Com certeza ficarão! Então, essa história de fuga da realidade, isso não existe. Se alguém usa drogas por causa disso, é duplamente burro! Uma por usar e outra por tentar fugir. Seu mundo é esse aqui, não existe outro! Quer se livrar de um problema? Encare-o de frente, não deixe que ele venha até você.

Bom, eu poderia ficar aqui escrevendo a noite inteira sobre os tipos de drogas existentes e seus efeitos, mas está mais que claro que, seja lá quais forem, não vale a pena utilizar nem mesmo a que causa "menos danos" ao nosso organismo.

Claro, como não poderia deixar de ser, ainda falta uma boa colaboração do nosso Governo com relação ao assunto. Um combate mais efetivo contra o tráfico de drogas, bocas de fumo, lugares e pessoas suspeitas, até mesmo nas escolas, aliás, principalmente nas escolas, onde os traficantes vão atrás de potenciais compradores. Sem contar na educação, quanto mais palestras e aulas sobre o assunto, melhor. É importante preparar muito bem o jovem para que no futuro ele não venha a ser mais um perdido nesse mundo obscuro e quase sem esperanças.

Enfim, nós podemos colaborar, com simples atitudes, por exemplo, se você conhece algum dependente químico, tente convencê-lo a ir a uma clínica, para que possa fazer um tratamento. Se não conhece ninguém, melhor ainda, instrua as crianças e jovens com quem tem contato, para que eles jamais pensem em utilizar qualquer tipo de droga. Com essas atitudes, certamente você estará salvando muitas vidas. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário